sexta-feira, 15 de junho de 2007

Jean Carlo Cunha


Onde Salomão errou?

Texto Base: ( I Reis 2:3,4).

Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e o seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés , para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores;
Para que o Senhor confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.

Olhando para vida de Salomão vemos uma vida bem sucedida, sua consagração como Rei de Israel, sua vida abençoada alcançando uma hegemonia (1 Cron. 1). Mas o que vamos atentar aqui para esta palavra e saber porque Salomão errou. Onde errou? .
Neste texto encontramos uma série de recomendações da parte de seu pai Davi, onde ele Davi tinha uma vida de experiência com Deus em todos os sentidos.

Primeiro Tópico:

Guarda os preceitos do Senhor teu Deus que se divide em 4 tópicos.
1. guardares estatutos
2. guardares mandamentos
3. guardares juízos
4. guardares seus testemunhos

O conselho do seu pai Davi.
Davi foi muito claro que para ir adiante de uma responsabilidade e compromisso com um reino e principalmente com Deus. Precisaria de algumas regras básicas para vencer na vida como rei e como um homem obediente aos princípios da Lei do Senhor.

Obediência aos preceitos do Senhor.
Este 4 pontos acima citados, de fato não poderia faltar na vida de Salomão, Davi passou ao se filho os preceitos aquilo que havia aprendido durante a sua vida, que traria para Salomão somente benção. Para que o Senhor confirme a palavra que falou de mim. Se teus filhos guardarem...Aqui nos vemos uma promessa de Deus, que haveria de se cumprir na vida de Davi, Salomão e gerações

Segundo Tópico

Andar na presença do Senhor
1. andar fielmente
2. de todo o seu coração
3. de toda a sua alma

Neste segundo tópico, creio que tem uma relação muito forte com o primeiro, pois de fato existe uma relação muito forte o ouvir a palavra e as colocar em prática, como em (Mat.7:24;27), na bastaria só o fato de guardar os preceitos, mais teria que coloca-los em ação. Guardando e andando na presença de Deus e entregando sua vida em favor da obra de Deus, sendo um instrumento usado.

A benção de Deus

E nunca te faltará sucessor ao trono de Israel....
Interessante nós olharmos para esta promessa de Deus segundo conselho dado pelo seu pai Davi, para Salomão. Veremos que acima a ligação dos 2 itens de suma importância e responsável por uma vida bem sucedida na presença de Deus.
Eu me pergunto então onde errou Salomão?

Um comentário:

NILZA COUTINHO disse...

Amado irmão

No mesmo livro I Reis do capítulo 11 em diante, a Palavra de Deus mostra que õ Rei Salomão virou um idólatra. A Palavra nos revela que ele amou muitas mulhres estranhas, contrariando assim o Senhor Deus( I Reis 11: 1-2.
Por fim a Biblia diz que o coração de Salomão não era perfeito para com Deus (I Reis 11:4)
E no cap 11:05-09) lemos que o Rei Salomão não perseverou em seguir ao Senhor e sim seguiu outros deuses, e foi aí onde Salomão errou.
Paz ao seu coração.