sexta-feira, 15 de junho de 2007

Ruty Maia

ღღ Um Exemplo de Vida a Ser Seguido ღღ

Texto: Josué 14: 6-12

Atitudes do Povo e Promessas Divinas:

Quando o povo de Israel aproximou-se dos limites da terra prometida, Deus falou com Moisés para enviar espias à terra de Canaã. Orientou-o pra que escolhesse um homem representante de cada tribo, que fosse chefe de família, pessoa responsável, maioral, isto é, líder entre eles (Nm. 13:1-3). Dentre eles, encontrava-se Calebe, pertencente a uma das famílias de Judá.

1. Promessas Feitas a Calebe
Ao chegarem à planície do Jordão, Moisés falou ao povo relembrando todos os feitos do Senhor para com o Seu povo, como os espias visitaram a terra prometida, a murmuração do povo e a indignação de Deus e Sua sentença pra os murmuradores.
Relembrou ainda acerca das promessas feitas pelo Senhor a Calebe (Dt. 1:1-39).

Firmado na Veracidade da Palavra

Eram passados quarenta e cinco anos desde que Deus havia prometido a Calebe dar-lhe herança na partilha da terra conquistada.

1. Confiança na Palavra de Deus
Por todos aqueles anos, ele alimentou o sonho de alcançar a herança. Soube esperar com paciência e, no tempo certo, foi ter com Josué que era líder, para tratar do assunto, e reivindicar o que lhe pertenceria por direito (Js. 14: 11-12). Quem sonha acalenta esperanças e olha pra o futuro.

2. A Palavra de Deus Produz Fé
A Palavra é uma arma poderosa, que tanto pode influenciar pra o bem como pra o mal. Por exemplo, o povo de Israel, ao ouvir o relato negativo dos espias, expressou tal incredulidade ao ponto de se rebelar contra Deus e perder a bênção maior, que era a conquista de Canaã.

3. A Palavra de Deus traz Prosperidade
Calebe alcançou as bênçãos a ele prometidas e tornou-se um homem próspero. Não somente ele, mas também os seus descendentes (Is. 40: 29-31).

Comportamento de Calebe

O comportamento de Calebe é digno de ser imitado, por suas características consoantes com a Palavra de Deus.

1. O Reconhecimento à Autoridade
Ao reivindicar a sua parte na herança das terras, Calebe juntamente com os demais da tribo de Judá, conversando com Josué, relembraram a promessa feita por Deus. Calebe citou Moisés como testemunha da promessa divina (Js. 14:6).

2. A Sinceridade
Duas marcas se destacam na personalidade firme de Calebe:
POSSUÍA AUTONOMIA – Assumiu uma posição firme colocando-se contra os espias.
NÃO SE MOSTROU INDECISO – Teve posição firme diante do problema.

3. Demonstração de Confiança
Aprender a depender de Deus é importante para se conseguir progresso na vida. Calebe reconheceu que foi Deus quem lhe concedeu não somente vida, mas também vigor e força para batalhar.

Resultado de Quem Espera em Deus

1. Um Homem Renovado
Calebe confiou em Deus e teve suas forças renovadas.
2. Pronto para a Luta
Calebe enfrentou os gigantes (Js. 14:12 e Nm. 13:28,32)
3. Deus Cumpri o que Promete
As promessas de Deus pra Calebe foram cumpridas quando ele tinha a idade de 85 anos (2 Tm. 2:13)
4. Quando as Promessas se Cumprem
É maravilhoso sentir e ver o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas, tudo muda e chega o tempo de alegria, do regozijo, de prosperidade e de paz (Js. 14:15)


“Espera com Paciência naquele que é o teu salvador, Deus. Aquele que ira entregar a ti as suas promessas. Tudo que Deus tem para ti são promessas de alegrias e felicidade, desde que tua vida esteja em perfeita fidelidade, entregue no altar do Senhor. Deus te dá sempre o melhor e por isso devemos entregar ao nosso Pai o Melhor de nós.” Ruty Maia

ღღ A REALIDADE DA REDENÇÃO ღღ

( João 3)

Quando Nicodemos Calou-se, amorosa e graciosamente Jesus lhe explicou o novo nascimento em toda a sua simplicidade. Jesus apresentou os detalhes do caminho da salvação. Escolheu uma ilustração de salvação no Velho Testamento, como que para fortalecer a sua censura a Nicodemos por não compreender a verdade da Escritura: “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”. (vv.14,15). Com toda a certeza Nicodemos conhecia essa passagem. Por que nunca aprendera a verdade nela contida?



Números 21 dá-nos um relato completo da serpente no deserto. Os israelitas estavam vagueando, tendo entrado na Terra Prometida. Eles reclamavam incessantemente – murmurando a respeito da comida, criticando Moísés e lamentando como era má aquela situação. Finalmente, quando Deus se cansou, Ele enviou uma praga na forma de centenas de cobras venenosas. As serpentes infestaram o arraial, as pessoas rebeldes foram picadas. Quando perceberam que estavam morrendo, arrependeram-se. Foram a Moisés, pedindo-lhe que i9ntercedesse em seu favor. Deus, em sua misericórdia, as perdoou, e ordenou a Moisés que construísse um mastro com uma serpente de bronze no topo. O mastro deveria ser erguido no centro do arraial. O Senhor prometeu: “e será que todo mordido que a mirar, viverá (Nm 21.8). Deus não prescreveu um ritual ou um cântico. Da mesma forma, a salvação não é fruto de uma cerimônia religiosa. Isso era válido para os israelitas no deserto, era válido para Nicodemos, e é válido ainda hoje.



A ilustração da serpente de bronze também figurava a morte de Jesus como preço pela salvação. Assim como Moisés levantou a serpente, o Filho do homem teria que ser levantado no madeiro da crucificação. Jesus tinha de morrer. “Sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9.22). O sistema sacrificial ordenado por Deus exigia a morte, porque “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Alguém teria de morrer para pagar o preço do pecado.



Esta verdade é o preâmbulo daquela que é, sem dúvida, a afirmação mais conhecida e magnificente de toda a Escritura: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jô 3.16). O que significa crer em Cristo? Significa muito mais do que aceitar e afirmar a verdade sobre quem Ele é – Deus encarnado – e crer no que Ele diz. A fé verdadeira resulta em obediência. Não há como eliminar desta passagem a verdade da obediência. Jesus não abre espaço para uma “fé” que sirva a Deus com os lábios e, depois, Dê prosseguimento a uma vida de pecado. Observe os versos 20,21: “Todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestadas, porque feitas em Deus”.




Nenhum comentário: