sexta-feira, 15 de junho de 2007

Pr. Ruy Bentes Marinho

Graça e Paz a todos! É com grande alegria que posto pela primeira vez neste blog abençoado. E nesta primeira postagem gostaria de colocá-la como uma “conversa franca” entre nós. Espero que esta mensagem possa edificar as nossas vidas em Cristo Jesus.

Tema: GETSÊMANI – LUGAR DE PRENSA

Texto chave: Lucas 22:39-46


Esta passagem nos conta quando JESUS estava no Getsêmani = palavra Grega transliterada do nome aramaico “Gath Shemanî”, significa “prensa de óleo”.

Este lugar é um jardim situado no Monte das Oliveiras, localizado no lado leste de Jerusalém, um monte repleto de pés de azeitonas, era um lugar de PRENSA, era onde antigamente se extraía o azeite, o óleo.

JESUS estava prestes a cumprir o plano de Salvação através da Cruz, mas como todos nós sabemos, JESUS estava em carne aqui na terra, estava sujeito a tudo o que nós sentimos também: Dor, tristeza, angústia, sofrimento, etc...

Ele tinha sobre si a completa natureza humana através da carne. E neste momento ele sabia que a ira de Deus pelos pecados da humanidade cairia sobre ele na Cruz, que ao morrer ele seria desamparado por Deus, enfim, tudo aquilo que ocorreu na Cruz.

E nesta passagem narra o momento crucial da carne em JESUS: O momento da decisão, da dor mais profunda, da angústia, lágrimas de sangue caíram de JESUS neste momento. Era o momento onde JESUS decidiu que, apesar da carne pedir não, a vontade de Deus seria feita. Aleluia!!!

Convido você que está lendo este artigo a mergulhar profundamente nesta passagem para tentarmos compreender algo muito sério e importante para nossas vidas.

Gostaria de usar este exemplo desta passagem do Getsêmani para nos ilustrar que nós também temos o momento do nosso “Getsêmani particular”. Todos nós algum dia iremos passar por um Getsêmani também!

Será um momento de dor, de angústia, de decisão de nossas vidas. Um momento onde já não terá mais escapatória onde teremos que ter a seguinte decisão:

A nossa vontade ou a vontade de Deus?

Quero te dizer algo, para fazer a vontade de Deus algumas vezes vai doer na nossa carne:

O meu “EU” ou a vontade do Senhor? A Balada ou a igreja? A vida Cristã ou a vida secular? O futebol ou o evangelismo? O pecado ou a santidade?

Para Deus não tem meio termo! Ou você é Cristão ou não é! 50% de entrega não existe para Deus!

Qual será a sua atitude diante do Getsêmani?

Nós precisamos entender que tem coisas que nós não gostamos, não suportamos, mas Deus estabelece, porque estas coisas são necessárias para nos tratar e moldar o nosso caráter.

Deus tem uma forma para moldar o nosso caráter, só que esta forma é péssima para o homem carnal, pois para se encaixar na forma de Deus muita coisa vai ter que ficar do lado de fora. O getsêmani é o nosso momento de Prensa!


Você tem um Getsêmani particular que não pode ser vivenciado por outra pessoa.

Mas tem muita gente fugindo do Getsêmani, tem muita gente que se considera crente, vem na igreja, faz campanha, mas tem medo de abrir o coração para Deus, pois ele acha que Deus quer destruí-lo e tomar o que ele tem.

Na PRENSA, Deus trata os nossos comportamentos, pois problema não se contorna, problema se resolve. Não tem como fugir!

Quando você não resolve um problema, passa uma maquiagem nele e coloca-o no canto, um dia aquele canto não cabe mais e aí é que a bomba estoura e você perde o melhor de Deus na tua vida.

Para enfrentarmos o nosso Getsêmani particular podemos aprender várias lições nesta passagem, mas vou listar quatro delas:

1ª Lição - Vs39 – Só sobe no Monte das Oliveiras quem é discípulo.

Para você enfrentar seu Getsêmani você tem que estar disposto a ser discípulo de JESUS. Discípulo é aquele que segue o seu mestre. Se você não estiver disposto a ser discípulo de JESUS não vai conseguir se decidir. Não tem meio termo, ou você é, ou você não é discípulo!

Você está disposto a negar-se a si mesmo, pegar a sua cruz e seguir o Mestre JESUS? (Mt 16:24).

2ª Lição - Vs 42 - No Getsêmani é que você vence o seu maior inimigo, o seu “EU”.

EU – Significa a minha vontade, o meu gosto, o meu achômetro. O meu “EU” faz muito julgamento precipitado, toma decisão errada e fala o que não pode. Por isto eu te convido a não fugir do Getsêmani.

Jesus suou gotas de sangue no Getsêmani, mas ele conseguiu vencer o seu “Eu”, e a recompensa: Jesus recebeu um nome que está acima de todo nome. Rei dos Reis, Senhor dos Senhores! ALELUIA!!! E nós somos co-herdeiros em Cristo JESUS!!!

Responda para si mesmo: VOCÊ FARÁ A SUA VONTADE OU VONTADE DO PAI?

Getsêmani é um lugar onde você vai deixar de fazer a sua vontade e fazer a vontade de Deus. Vai doer, mas vai ser fantástico. Não fuja do Getsêmani!

3ª Lição - Vs 43 - Quando você passa por uma aflição no Getsêmani, quando você é colocado na prensa de Deus para extrair o óleo, o azeite, a unção, Deus envia os seus anjos para te confortar, para aliviar a sua dor, para te consolar, mas nunca para te tirar do Getsêmani.

Entenda, quando Deus te coloca na prensa, não é para te destruir, mas sim para moldar o teu caráter. Portanto não se desespere, confie em Deus!

4ª Lição - vs 45-46 – Não durma no ponto, não deixe de orar, de buscar a Deus nos momentos de decisão em sua vida! Não decida por si só, deixe DEUS te mostrar a decisão.

Nos momentos mais difíceis de nossas vidas, quanto temos que tomar este tipo de decisão (vontade própria ou vontade de Deus) é que devemos orar e se fortalecer no Senhor, caso contrário à queda será inevitável. Não durma!

Só iremos conseguir fazer a vontade de Deus se perseverarmos em oração e não se acomodar. Não se acomode com a vida que você tem, não fuja do Gestêmani!

Que todos nós possamos passar pelos nossos momentos de Getsêmani particular em nossas vidas e que a vontade de DEUS seja sempre feita em nós, não a nossa vontade.

Que Deus abençoe a todos!
Graça e Paz!

Pr. Ruy B. Marinho

Nenhum comentário: