sexta-feira, 15 de junho de 2007

Rogério Almeida


Motivação para Adorar

É um grande conforto saber que Deus vela pelos simples, conforme atesta o Salmo 116. O que o Salmo está dizendo é que Deus não apenas nos guarda dos nossos inimigos, mas Deus é poderoso para nos guardar de nós mesmos. A parte “b”, dos vv. 7 e 8, nos aponta para o livramento que Deus nos dá, o livramento que Deus nos concede, “achava-me prostrado e ele me salvou”, “volta, minha alma, ao teu sossego”. Esta é a resposta de tudo o que o salmista disse no v. 3:
“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza”. Veja a situação deste homem, a angústia, tristeza, tribulação... Mas agora ele encontra descanso novamente em Deus, ele encontra sossego; esta é a palavra que aparece, mas por quê? Porque ele se lembrou de que Deus é o Deus do livramento, e ele clamou a este Deus, e o v. 9 diz: “Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes”. A idéia de andar na presença de Deus está ligada diretamente com a idéia de obedecer a Deus. Muitas pessoas clamam a Deus por livramento, buscam ajuda divina e depois dão as costas para Deus; o que o Salmista está dizendo é: “eu não farei isto, Senhor. Eu continuarei andando na sua presença”. O v. 10 diz assim:
“Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito”. Este versículo é muito pertinente, porque toda essa frase: “eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito”, nos mostra que fé não significa negação da realidade, mas sim a confiança de Deus, há uma tendência hoje de negação, “finja que isso não está acontecendo, feche os olhos para os problemas”, o salmista continuava crendo, ainda que reconhecesse a sua profunda situação de aflição. O v. 11 então nos diz: “Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso”. É importante lembrar que homem aqui tem o sentido apenas de natureza humana, não apenas de se referir ao sexo masculino; a idéia é que aqueles que estavam à volta do salmista estavam dizendo: “Deus não vai responder a sua oração, Deus não vai lhe dar o livramento”, e por isso ele diz: “todos são mentirosos, porque Deus me concedeu livramento”. Nos vv. 12-19, ele vai falar como ele deve responder aos benefícios que o Senhor tem dado, ou seja, Deus frustrou todos os agoureiros que estavam à volta dele, Deus frustrou todos aqueles que disseram: “não, não há esperança para você”. Deus tem feito isso constantemente, talvez muitas pessoas olhem para você e acreditem que não há mais saída para a sua situação, que Deus não vai fazer nada por você, mas isso não é verdade! Deus está muito interessado na sua vida e Deus é poderoso para mudar as circunstâncias em que você está inserido, muito mais importante que mudar as circunstâncias, Ele é poderoso para mudar as nossas vidas, para mudar o estado interior em que estamos, pois é exatamente isto que aconteceu com o salmista. Mas o que oferecer a Deus então por tantos benefícios, tantas bênçãos, por tantos livramentos? A pergunta do salmista no v. 12 é a seguinte:
“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”. Como eu posso pagar a Deus de volta? Como posso devolver a Deus tudo o que Ele me tem feito? A resposta é a seguinte: nós não podemos. Nós não podemos pagar Deus, nós não podemos devolver a Deus, é por isso que o v. 13 diz:
“Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor”. Será que estamos lendo corretamente? Isso não é pagar, isto é receber mais. O salmista sabe que não pode pagar a Deus pelos benefícios recebidos, e assim ele levanta o cálice. Obviamente este cálice com o sumo da uva representava o sangue do Cordeiro, hoje podemos dizer o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, o salmista está propondo um brinde a Deus: “já que eu não posso pagar, deixe-me brindar contigo Senhor por tão grande salvação, deixe-me celebrar contigo. Eu reconheço que o Senhor é impagável”. Por isso, a única coisa que o Salmista entende que ele pode fazer é clamar novamente o nome do Senhor: “preciso mais de ti”. Deus tem nos presenteado graciosamente, por isso a minha motivação e a sua não deve ser a motivação de pagar Deus causada por um sentimento profundo de obrigação, mas devemos ter essa motivação de nos rendermos a Deus muitas vezes. A razão por que queremos pagar a Deus de volta, porque queremos devolver algo a Deus é porque queremos sentir alguma dignidade, queremos nos sentir dignos de receber a Graça de Deus, mas nós não somos dignos de receber a Graça de Deus. Por esta razão devemos receber tudo pela Graça e pela Graça. Portanto, desfrute daquilo que Deus está se dispondo a fazer e lembre-se: Deus é impagável. Precisamos entender então o v. 14 que diz: “Cumprirei os meus votos”, precisamos entender que a idéia presente neste texto tem a ver com a adoração. Certamente o autor deste Salmo prometerá a Deus que se saísse do leito de morte ele iria celebrar o nome de Deus publicamente, aqui não está presente a idéia de tentar pagar Deus de volta pelos benefícios que seria uma contradição de termos e sim demonstra a sua empolgação a respeito de Deus. Você tem essa empolgação a respeito de Deus? Você tem essa paixão a respeito de Deus? Quando você pensa Nele o seu coração bate mais forte, quando você fala a respeito Dele o sorriso se abre no seu rosto? Ou Deus tem sido um fardo pra você, a vida cristã tem sido um peso? Se tem sido assim é porque a motivação que você tem na sua vida talvez seja apenas um sentimento de obrigação. Mas você precisa ver a Deus de outro jeito, você precisa renovar a sua perspectiva a respeito de Deus. O v. 15 é bastante interessante e tem sido vertido de diferentes formas nas diferentes traduções, diz assim:
“Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. Um das coisas curiosas sobre este versículo é que neste Salmo ninguém morreu, o que a passagem quer nos dizer é que há um custo quando o servo do Senhor morre, a idéia é enfatizar o nosso grau de importância para Deus. Quando morremos, Deus está deixando de ter na ativa, mais uma pessoa que fazia parte do seu time, aqui na terra; quando um servo do Senhor morre, portanto, precisamos lembrar, há uma razão muito importante, há uma razão que poderíamos chamar de estratégica, Deus vai usar isto de alguma maneira, eu talvez não saiba como, ou talvez você não saiba como, mas este é o jeito do salmista dizer: “Deus está interessado na sua vida, e você tem propósito aqui nesta terra”, por isso, no v. 16, o salmista enfatiza: “eu quero te servir”, veja só:
“Senhor, deveras sou teu servo, teu servo, filho de tua serva; quebraste as minhas cadeias”. Nestes últimos versículos, 17 ao 19, o salmista está dizendo que está tão empolgado com seu relacionamento com Deus, que ele quer adorá-lo na presença de todos, ele quer que todos conheçam quem é seu Deus, e que seu Deus é Deus. Uma leitura casual deste Salmo poderia nos fazer pensar que a fórmula é:
“Deus me fez isso, então eu vou fazer aquilo”. Conhecendo a nossa limitação, a perspectiva aqui é outra; no meio da tribulação ele se lembrou que é o seu Deus, ele se lembrou que Deus nos ouve, ele se lembrou que Deus é misericordioso e gracioso, infinitamente poderoso; assim o salmista se apaixonou profundamente por este Deus novamente e ele viu o seu amor por Deus renovado, por isso ele abre este Salmo dizendo: “amo o Senhor”, essa é a motivação para adorar e servir a Deus.


A Bênção da Integridade

Salmo 18:19-29

“Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim. Retribuiu-me o Senhor, segundo a minha justiça, recompensou-me conforme a pureza das minhas mãos. Pois tenho guardado os caminhos do Senhor e não me apartei perversamente do meu Deus. Porque todos os seus juízos me estão presentes, e não afastei de mim os seus preceitos. Também fui íntegro para com ele e me guardei da iniqüidade. Daí retribuir-me o Senhor, segundo a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos, na sua presença. Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro. Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível. Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates. Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.”


Este Salmo de Davi é belíssimo. Como são as suas mãos? Não importa a dificuldade que eu e você estejamos enfrentando, você pode estar passando por um momento muito difícil e este Salmo nos fala de pessoas que enfrentam lutas. Mas não importa a dificuldade nós devemos continuar tendo mãos limpas, mãos puras diante de Deus. Se tivermos mãos puras não importando a circunstância em que estamos inseridos, Deus encherá as nossas mãos de bênçãos. Dê uma boa olhada para a palma da sua mão agora; Deus quer encher essa mão de bênçãos. A pergunta é: Essa mão está pura, está limpa na presença de Deus?
O v.20 nos diz algo muito interessante:


Este Salmo de Davi é belíssimo. Como são as suas mãos? Não importa a dificuldade que eu e você estejamos enfrentando, você pode estar passando por um momento muito difícil e este Salmo nos fala de pessoas que enfrentam lutas. Mas não importa a dificuldade nós devemos continuar tendo mãos limpas, mãos puras diante de Deus. Se tivermos mãos puras não importando a circunstância em que estamos inseridos, Deus encherá as nossas mãos de bênçãos. Dê uma boa olhada para a palma da sua mão agora; Deus quer encher essa mão de bênçãos. A pergunta é: Essa mão está pura, está limpa na presença de Deus?
O v.20 nos diz algo muito interessante:



“Daí retribuir-me o Senhor, segundo a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos, na sua presença.”
Você tem mãos puras na presença de Deus? Davi tinha mãos puras na presença de Deus, seus inimigos estavam mentindo contra ele, seus inimigos estavam perseguindo-no severamente, levantando um complô contra Davi. O próprio Saul estava criando uma situação de perseguição contra Davi. Mas apesar de todas as mentiras, apesar de tentarem colocar nos lábios de Davi coisas que ele nunca havia dito, Davi tinha mãos puras, Davi era íntegro. Não importa se as pessoas estão dizendo inverdades a seu respeito, mantenha suas mãos puras, continue fazendo aquilo que é certo.


Devemos viver a verdade porque a verdade compensa, porque Deus também nos retribui segundo a justiça que praticamos. Não importa o que os homens estão dizendo a seu respeito, mantenha-se firme, mantenha-se constante no caminho do Senhor porque aí, então, Deus trabalhará a seu favor. Deus vai nos dar aquilo de que precisamos, Deus nos protegerá e vamos passar pelo meio da dificuldade.
Deus está disposto a nos responder com misericórdia, Ele está disposto a nos tratar com carinho. Mas veja o que dizem os vv.25,26:
“Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro. Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível .”
Precisamos decidir o quão perto de Deus estamos andando, quão intensa é a nossa afeição para com Deus. Porque o quanto mais intenso for o nosso relacionamento então veremos o cumprimento do v.19b
“livrou-me, porque ele se agradou de mim.”
À medida que temos um bom relacionamento com Deus, um relacionamento de benignidade, integridade, pureza, Deus se agrada de nós, Deus trabalha em nosso favor. E quando é que Deus se alegra de nós, quando é que Ele pode dizer: ‘Eu tenho prazer na vida desse meu filho'?
Quando eu e você temos mãos puras, quando temos um coração puro. A palavra que melhor define isso é integridade . O que é ser íntegro? Íntegro é não ter rachaduras, é não estar dividido em duas partes.
Saul era um homem de ânimo dobre. Saul era um homem forte, admirado, mas não era íntegro.
Davi era um homem íntegro, justo enquanto Saul era um homem de ânimo dobre. Isso quer dizer que ele estava constantemente olhando em duas direções: ora ele tinha seus olhos em Deus, ora ele tinha os olhos em seus próprios interesses e no seu jeito de resolver as coisas. Porém Davi mantinha seus olhos voltados para Deus.
Quando as nossas mãos são puras, não importa quais são as dificuldades que estamos enfrentando, Deus encherá nossas mãos de bênçãos. Você pode estar vivendo um momento muito difícil, mantenha suas mãos puras. A tentação de abrir mão da integridade para resolvermos nosso problema é uma tentação que qualquer um de nós pode enfrentar. Mas precisamos nos lembrar que se mantivermos nossas mãos puras, Deus encherá nossas mãos de bênçãos. Deus nos ajudará a enfrentar as tribulações e nos capacitará a trazermos glórias ao Seu nome quando a tribulação terminar ou quando estivermos passando pelo meio dela.
O que precisamos lembrar é que Deus é um Deus que nos recompensa. Quando você se mantém íntegro em meio à tribulação, Deus vai recompensar você de acordo com a sua integridade. Se nós mantivermos nossos caminhos firmes diante do Senhor, veremos a recompensa de Deus. A propósito, você está mantendo um caminho firme diante de Deus? Você está mantendo sua vida pura diante de Deus? Se você estiver, garanto que você pode estar tranqüilo porque Deus te protegerá e Ele te fortalecerá. Quando suas mãos são puras, quando seu coração é puro, Deus verá você em meio às suas dificuldades e se mostrará benigno, Ele se mostrará misericordioso e você desfrutará da bondade de Deus.

Nenhum comentário: